Pular para o conteúdo

Prazer sushi

Sushi, um prazer!

O sushi que hoje conhecemos surgiu no Japão, na cidade e região de Tóquio.
Muitos dizem que foi o primeiro fast-food, pelo fato do tempo de preparo desta comida ter diminuido bastante e passou para algumas horas e  com finalização de alguns minutos o que antes era feito em vários meses. Enfim, hoje, fast-food é outro time.
A verdade é que o sushi, claro que pra quem gosta, é algo que mexe com algo que eleva-nos à nível de satisfação profunda e leve. A forma que eu faço o sushi é tão sublime pra mim, é penetrar num campo onde por minutos ou horas mais nada importa, somente a execução, hoje, dia 01 de setembro de 2021, faço delivery é o que está rolando, não gosto da idéia de rodízio, por isso me atrai muito a idéia de fazer um menu entrada, prato pricipal e sobremesa, mais que isso é ter um momento ali com o comensal, um momento de viagem pelo mundo sensorio dos sabores, algo mágico, algo assim:

Imagine o itamae colocando uma peça de sushi à sua frente, feito ali na hora, vai, ok, que seja salmão, com uma raspinha de limão e algumas gotas de shoyu ou uma pincelada de shoyu ou um molho de shoyu com um toque especial do chef e, então, você olha aquela peça, olha o sushiman, estica sua mão e delicadamente segura a peça de sushi e nesse toque já sente a temperatura, a textura do shari (arroz temperado para sushi) e também do peixe. Leva o bolinho de arroz com aquela fatia de salmão temperada e com uma lasquinha de limão à boca e ao mesmo tempo fecha os olhos e sente ali a umidade, o primeiro sabor que pode ser doce, salgado, ácido, sei-lá, cada um tem uma viagem, pra mim ao colocar o sushi com o peixe encostando na língua eu sinto o salgado do molho, o peixe e isso vai mudando, mudando, somando e vai faz uma coçegas, dá uma sensação boa por dentro com a atenção toda primeira na boca e ao mesmo tempo que os sabores vão dominando por completo a boca uma vibração ocorre no corpo de forma que chega a dar alegria e um sorriso e a tensão toda, se existir, desaparece nesse momento eu me entrego ao prazer, um prazer único de sentir aquelas sensações ótimas, que nunca são iguais e abro os olhos com brilho no olhar e vejo aquele amigo que preparou aquela viagem gastronomica e agradeço sem dizer um “a”.
E voce ao sentir isso com com certeza, mais do que a fome saciada, vocÊ está com a alma repleta de gratidão e alegria. E tenha certeza que essa troca de experiência também enche a alma do cozinheiro.

E no delivery quando preparo o seu pedido, seu prato, seu combinado, coloco essa intenção de proporcionar uma experiência de se alimentar com prazer. ITADAKIMASSU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *