Pular para o conteúdo

Ramen

Ramen confort food

Simplesmente confort food

Tratando-se de falar o que é Ramen, do jeito mais simples:
Rámen é um prato ao qual um tipo de macarrão é servido em caldo substancial feito a base de ossos de animais e legumes, temperados  e com coberturas diversas, como cebolinha verde, carne de porco e as mais váriadas opções.
No entando assim fica sem graça poucos teriam vontade de experimentar, comer e saborear este prato. Então requintando a explicação Rámen é:
Um delicioso prato ao qual é preparado com macarrão, caldo e coberturas, sendo que:
O caldo pode ser tão variado quanto imiginável, basicamente é um caldo preparado com ossos de porco, que fica horas em fervura e o que se obtem é um caldo com consistência e profundidade, que pode ser feito de galinha, frutos do mar e legumes, aqui parte da mágia do Ramen acontece pelo fato de tão variado ser as possibilidades de preparo do caldo que cada chef pode fazer.
O macarrão é um tipo específico que surgiu na China, dizem que em uma área de mineração aonde a água é alcalina, o que dá à massa característica elástica e lisa, de coloração amarela. A espessura dos fios da massa são diferentes para cada tipo de caldo e cobertura, mas em geral são finos, lisos ou enroladinhos (como no macarrão instantâneo), sua textura é uma delicia de sugar, isso mesmo e fazer barulhinho, rsrs, quando a comida está boa fazer esses barulhinhos mostra o prazer ao comer logo significando que está gostoso.
A cobertura, é tão rica as possibilidades se não infinitas. A tradicional é o tchacho de porco, que pode ser feito com a panceta enrolada, ou um pedaço de carne de porco, tipo lombo, copa lombo, pernil etc, esta carne é temperada e cozida, assada ou uma criação do chef tantas são as formas de se fazer com objetivo de dar aquele conforto e prazer ao comensal.
Cotinuando as cobeturas temos o tradicionalíssimo ovo com gema cremosa, aonde o ovo depois de cozido é marinado em tempero a base de shoyu, também a cebolinha e tantos outras opções de cobertura.
Até o “miojo” tem seu q de ramen, afinal este tipo de alimento foi desenvolvido para servir de alimento a população japonesa após a segunda guerra mundial, no entanto a aprimoração deste produto levou vários anos e acabou sendo empregado no comercio de forma diferente da idéia inícial, eu já tive a oportunindade de experimentar um macarrão instantâneo japonês e sim é outro sabor numa das opções que experimentei tinha um sachê de molho de pimenta para ser adicionado ao caldo, humm delicia.
Enfim, o Rámen é um prato que tem seus fãs espalhados pelo mundo afora, e tem pesssoas que saem de seu país de origem e viajam ao Japão para experimentar vários e vários sabores, texturas e variedades.
O Rámen é um prato que em geral traz conforto ao comensal, um aconchego, uma alegria e etc, por ter tanto sabor e texturas diferenciadas em um único prato, simplismente confort food.
Deu em você vontade de comer um desse? é em mim sim!
ITADAKIMASSU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *